Páginas

sexta-feira, 6 de julho de 2012

+COMUNICAÇÃO | As ações mobile pelo mundo.

Não é de hoje que o 'mundo virtual' tomou fôlego como potencializador das ações de comunicação nas empresas. De fácil assimilação e de retorno mais imediato, quando bem feitos, tornam o posicionamento da marca atrelado à inovação e ao entretenimento.
Apesar de ser restrito à uma classe econômica mais abastada(aqueles que possuem e dominam a plataforma no qual está inserido a comunicação) e um público mais jovem, é uma ferramenta que alcança seu target de forma muito eficiente.
O que quer dizer que uma ação mobile é mais interessante do ponto de vista da prospecção e do investimento/retorno financeiro dos clientes.
Entretanto, como já foi dito, é uma modalidade ainda pouco explorada por algumas empresas.
Logo, algumas grandes empresas de comunicação andam se especializando na prática da 'promoção com viés nos meios digitais' e tem conseguido cada vez mais retorno, e prestígio.
Enfim, aqui iremos lista algumas ações muito legais ao redor do mundo.

#1 SUNNY SALE (COREIA DO NORTE)

Numa determinada loja de conveniência da Coreia do Norte, nos horários das 12:00-13:00h o movimento era pequeno. O objetivo dessa ação era aumentar o fluxo nesse horário, tentando causar repercussão positiva entre os jovens Coreanos.
#Como funciona?
Um dispositivo QR CODE foi instalado num centro agitado da Coreia.
Somente ao meio-dia que as pessoas conseguiam 'ver' o código de liberação por causa do posicionamento do sol.
Após scanear o código, os usuários eram direcionados para um site específico da loja e ganham um quantia específica em desconto, além, da entrega do pedido delivery sem custos.
#Resultado
Aumento das vendas naquele horário, e em outros também (o número de usuário também aumentou), além de mídia espontânea favorável à rede.


#2 MENSAGEM DE AMOR | LACTA

Que tal juntar um app que ao mesmo tempo que envolve relacionamento com a marca e com outra pessoa? Foi isso que a Ogivly (GRE) fez.
#Como funciona?
Você envia uma mensagem através do app disponibilizado gratuitamente.
Deve ser para um número previamente cadastrado e que também possua a plataforma instalada no aparelho. O destinatário recebe uma notificação de que recebeu uma mensagem.
Pega uma embalagem que esteja adaptada com QR CODE e encosta a sua câmera junto ao produto revelando a mensagem e alguns truques de computação acoplados.
#Resultado
Recall positivo da marca na Grécia e crescimento de fluxo de venda e de downloads do app.

#3 OLHANDO PELA BRECHAS | AXE

Juntar o libido de muitos homens e associá-lo à ação mobile parece ousado. Mas para a agência DDB Latina (Porto Rico) não. Então, por que não dar aos homens o prazer de dar aquela espiadinha?
#Como funciona?
Em banheiros de diversos bares e casas noturnas da ilha de Porto Rico foram espalhados QR CODES. Ao scanear esses códigos era aberto uma 'brecha', como se espiasse um banheiro feminino, na verdade, um video. Após essa fase, os vídeos onde as mulheres se despiam era bloqueado. A sua continuação só podia ser feita na página da empresa no facebook. Depois, com um conteúdo mais 'improprio para menores' só é liberado após o convite de 5 amigos.
#Resultado
23% de downloads/acessos ao QR CODE diariamente.
53% de crescimento na interação entre a marca e usuários de redes sociais
603% de mentions em posts, principalmente no facebook,

Nenhum comentário:

Postar um comentário