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quarta-feira, 4 de julho de 2012

+PREVIEW | Como se faz a identidade visual da Bienal de SP?

A Bienal de São Paulo é um dos eventos da área artística mais renomada do país. Neste contexto, um workshop que propôs a construção da identidade deste evento conseguiu criar uma cultura colaborativa entre os participantes que proporcionou uma dinâmica de co-autoria que tornou todo o projeto gráfico bidimensional mais atraente estética e conceitualmente. 
O workshop de criação da 30ª Bienal de Arte de São Paulo, contou com a seleção de 12 designers do Brasil e de outras partes do mundo para promoção e conceituação da identidade do evento.
O que os organizadores/curadores do evento não esperavam era que esse workshop que definiria a autoria das peças gráficas, na verdade, se transformasse num grande coletivo de experimentação.
A afinidade entre os participantes levou à um dinamismo incomum para esse tipo de trabalho, o que tornou a fomentação dessa ID muito inusitada e única.
Com base nos projetos e discussões do workshop, a equipe da Bienal finalizou a identidade visual da exposição e, a partir dos elementos que a definem, convidou todos os participantes do workshop, curadores e designers convidados a criarem cartazes individuais para a mostra.

Os 30 cartazes foram construídos com base nos princípios da identidade visual da mostra, baseados na ideia de constelação, ponto central do projeto curatorial.
O principal elemento da identidade é a família tipográfica Constelar Mono, caracterizada pela reunião de todas as fontes monoespacejadas que existem ou que venham a existir. 
Fontes monoespacejadas são aquelas nas quais todos os caracteres ocupam o mesmo espaço horizontal, independentemente de seu desenho.


Para noooooossa alegria, tudo isso foi documentado.

#DáUmaOlhada







 





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