Páginas

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

+COMUNICAÇÃO | DORAEMON, um ícone pop.

Há 100 anos um anime tomaria conta de algumas revistas tipo Mangá e posteriormente as telas de tv do Japão e tomaria conta da Ásia e do mundo. Estamos falando do gato-robô Doraemon, que volta quase dois seculos para ajudar um jovem estudante japonês a enfrentar seus problemas sociais pertinente a seu cotidiano. A animação começa a ser exibida em 1969, e sua 'session finale' em março de 2005 contabilizando mais de 1040 episódios. Com uma narrativa leve, personagens marcantes e um ícone forte (o próprio gato), o anime fora considerado pelo ministério estrangeiro no ano de 2008 'o primeiro anime embaixador do Japão', ainda segundo eles, 'foi a primeira série animada japonesa que mostrou valores universais, como coragem, temas familiares, historia, fantasia... de forma a promover a cultura japonesa em outros países.'


Para comemorar o centenário desse ícone, as ruas de Hon Kong estão sendo invadidas pelo projeto '100 anos depois do nascimento Doraemon'. Um projeto de comunicação interessante, com direito a exposição temática, intervenção urbana e criação de identidade visual. Em sua página no facebook estão os principais fatos que ocorrem/ocorreram envolvendo a exposição e as peças gráficas produzidas para o evento, além da participação ativa (e eufórica) de alguns followers da página. Nota-se uma inclinação para a geração do buzz envolvendo esse evento, através da promoção. Ela consegue alcançar o target (aqueles que tiveram acesso ao desenho enquanto era produzido/exibido) bem como potenciais consumidores do anime.
Enfim, um bom casamento entre o mundo ficcional e estratégias de comunicação eficientes tornam um produto que já é muito popular em algo único (beirando ao nostálgico).

#Olhaê

















Nenhum comentário:

Postar um comentário