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sexta-feira, 5 de outubro de 2012

+PUBLICIDADE | Fuja do Clichê

Uma frase recorrente no meio acadêmico (e também em muitas agências de publicidade) é o temido 'Clichê'. Mas o que danado é isso? Clichê é toda mensagem propositalmente construída e repetida a fim de criar identificação rápida e segura ao interlocutor em relação ao que deseja ser passado.
Ou seja, é o comercial de margarina com família feliz/café da manhã; comercial de absorvente com líquido azul; cerveja com belas modelos e por aí vai.
Hoje veremos exemplos de como a publicidade pode (e deve) fugir desse arquétipo tão seguro, porém, pouco inovador.
Olhaê.

#01 Mc Donald's Vs Burguer King
Um garoto que sofre bullying em relação a sua comida resolve criar uma 'estratégia' para que isso não aconteça. Não é uma forma muito habitual (aqui no Brasil) de se destacar um produto em relação à concorrência.

#02 | Momento Delícia
Quando margarina é muito mais que família feliz e manhã ensolarada.
É brincar com o público-alvo em situações cotidianas.


#03 | Como vender um serviço de Lista telefônica?
Um garoto travesso e brincadeiras no mínimo macabras. Esses são os principais ingredientes para se tentar vender serviço de lista telefônica de forma humorada e bem impactante.


#04 | Usando os clichês a seu favor
Propaganda de carro é sempre muito parecida: locutor exaltando características do produto, estradas lindas... é com essa jogada que a Fiat promove seus carros nesse comercial.


#05 | Vamos falar de câncer de Mama?
Um assunto tão delicado poderia até ser resolvido de uma forma bem técnica, mas que tal brincar com o público alvo e usar modelos homens para falar sobre esse assunto? Crazy.


#06 | Se maquiar não dirija.
Como falar aos jovens britânicos que se maquiar ao volante pode causar acidentes graves? Pegue uma webcelebridade relacionada à maquiagens e afins, a ponha para explicar mais um de seus looks. O que vem depois é que impressiona...


#07 | Parecia comercial de margarina
O 'Fiat Grand Siena' cria um ambiente propício ao clichê e depois quebra a narrativa para enaltecer as qualidades do seu carro. Sensacional essa abordagem, por que quebra o raciocínio lógico do interlocutor e, ao mesmo tempo, promove uma maior retenção de atenção.

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