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sexta-feira, 16 de março de 2012

+COMUNICAÇÃO | O maravilhoso mundo do e-mail marketing

{Como mais uma ferramenta do marketing, hoje o ‘e-mail marketing’ está presente na maioria das empresas e com certeza nas nossas caixas de e-mail.}


Com excedente de empresas atuando no mercado, toda forma de anunciar e ser visto é uma oportunidade, além do mais, quando essa oportunidade é quase sem custo, e é isso que acaba acontecendo no mundo online: Visitamos um site, nos cadastramos e voilà! Somos sufocados por anúncios, promoções imperdíveis e cupons de descontos.


Nessa hora todo cuidado é pouco, pois, seu potencial cliente pode se transformar no disseminador n° 1 de como é incomodado com os vários e-mails que recebe. E o resto da história nós já sabemos: não precisamos de muitos para a notícia ruim se espalhar... E o que acabaria sendo seu banco de dados acaba por se transformar em um bando de clientes descontentes.


Para formalizar, vamos ver uma breve definição do que seria um e-mail marketing e quais são suas principais funções:
  • O e-mail marketing pode ser definido como uma ferramenta do Marketing Direto que se utiliza, como o próprio nome já diz, do e-mail como parte do relacionamento entre empresa e cliente, criando relações entre as partes, proximidade, reputação, credibilidade.
  • Diferenciando-se da mala direta, esta ferramenta se sobressai pela agilidade, interatividade com cliente, respostas mais rápidas e é economicamente mais vantajosa.


O interessante é que haja uma segmentação. E-mails disparados para uma série de pessoas sem que haja a preocupação com seus reais interesses, gostos, desejos e necessidades, o que vai muito além do trivial “sexo, idade, cidade”, acabam não sendo eficazes, até porque é bom lembrar que como uma ferramenta do marketing direto, o e-mail marketing tem o propósito de atingir um cliente
potencial, ou seja, que se enquadre no perfil do produto ou serviço que está sendo oferecido.


Entre outras coisas, este tipo de interatividade com o cliente conta atualmente com programas capazes de mensurar o feedback do destinatário referente, por exemplo, ao volume de acessos ao site/blog do anunciante, compras e cadastramento.


Entre outros, sites como http://www.emailmanager.com e http://www.virtualtarget.com.br além de oferecer às empresas o serviço, conta com uma série de post’s, entrevistas e artigos sobre este tema que ganha outras plataformas que se utilizam da internet, como o celular, por exemplo, abrangendo assim até mesmo estratégias de design diferenciadas para uma melhor visualização nesses novos recursos.


// Alguns POUCOS exemplos criativos dessa ferramenta_










por JULIANA NASCIMENTO


// Estudante de Publicidade e Propagada da Universidade Católica de Pernambuco. Pretende seguir o lado 'criativo' da força, mais precisamente Redação.


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