Páginas

sexta-feira, 8 de junho de 2012

+COMUNICAÇÃO | Tudo Azul. E uma das lendas do marketing.

(ATUALIZADO 24.01.2013)
Numa estratégia muito ousada, a Coca-Cola Brazil promove uma desconstrução do branding mundial, numa tentativo muito bem resolvida de se aproximar de um público regional. Uma estratégia que vai muito além do seu acertado posicionamento. Vai mexer com cores, formatos e outros quesitos estéticos e comerciais dessa gigante multinacional.
Primeiramente vamos falar do evento que causou toda essa mudança na gigante Coca-Cola: trata-se do Festival de Parintins, numa ilha no Amazonas.
O evento já tradicional e conta com a presença de grande parte dos moradores da ilha bem como muitos turistas do país e estrangeiros.
Com uma tradição histórica e cultural entre duas torcidas, dois bois:
O Garantido, representado pelo boi branco e pela cor vermelha.
O Caprichoso, representado pelo boi negro e pela cor azul.
Em três dias de festa é apresentada uma narrativa que mistura cultura indígena e europeia.


Ousado, Não?!
Pois bem, é do azul do Caprichoso de onde partiram grande parte das preocupações do departamento de marketing da Coca-Cola Brazil. Como atingir um público que tinha aversão à seu produto por uma questão estética: a cor?!
A equipe de Marketing, depois de algumas pesquisas, notou que apesar de todo o investimento em comunicação, e no próprio festival, não tinha o retorno desejado.
Enfim, a mudança foi bem radical: além de uma publicidade que mesclava elementos de ambas as torcidas, houve, também, uma mudança estética fundamental: a cor das latinhas.
Isso mesmo, lata azul da Coca-Cola não é lenda.
Um azul mais ameno, que em pouco lembra a principal rival, a Pepsi.
O marketing da Coca-Cola Brazil conseguiu convencer os chefões da sede e nos proporcionou uma das mais intrigantes estratégias de marketing dos últimos tempos.
Estratégia essa que de tão bem resolvida foi seguida por outros anunciantes como Bradesco e Nestlé.

Enfim, vejam no que isso deu!

O lado Garantido


O lado Caprichoso





Branding Completo para o festival
Publicidade Linda da época!


Agência do Banco Bradesco nos dias da Festa



A Kaiser não é besta, nem nada.


A Nestlé também não é besta, nem nada.


2 comentários: